Quem está em busca de cuidar da saúde e manter a dieta em dia já deve ter ouvido falar dessa fruta, que está cada vez mais comum nos supermercados. A cranberry (a “oxicoco”, no Brasil) é uma fruta vermelha, oriunda principalmente das regiões mais frias do mundo – como o Canadá, Estados Unidos e Europa – e, apesar do seu gostinho azedo, ela é muito rica em nutrientes e antioxidantes, que podem servir para tratar diversas doenças e até emagrecer.

Existem várias formas de consumi-la, como em sucos, cápsulas ou in natura, mas nós vamos falar aqui nesse artigo da cranberry em sua forma desidratada. Vamos lá!

Quais são os benefícios da cranberry desidratada?

Graças aos nutrientes presentes em sua composição, como as vitaminas C e A, fibras e antioxidantes, a cranberry desidratada é bastante utilizada no tratamento de doenças relacionadas ao coração, estômago, bexiga, dentes e até mesmo contra o câncer, além de auxiliar na perda de peso.

Na relação abaixo, nós separamos os principais benefícios da fruta no seu corpo. Veja:

  • Sistema imunológico: por ser muito rica em vitamina C, ela fortalece o seu organismo, aumentando a imunidade contra doenças como gripes e resfriados.
  • Bexiga: Graças à substância proantocianidina, cranberry funciona como um diurético no seu corpo. Assim, quanto mais você for ao banheiro, mais bactérias serão eliminadas da bexiga e uretra. Por essa razão, ela também é conhecida como excelente atuante no trato urinário.
  • Combate ao câncer e tumores: devido à sua função antioxidante, a fruta é utilizada também na prevenção de câncer e tumores.
  • Pele: por conter colágeno, a cranberry previne também o envelhecimento. Isso porque ela ajuda na eliminação de radicais livres, principais responsáveis pelo enrijecimento da pele. Além disso, ela também trata doenças dermatológicas, como acne , dermatite, eczema e psoríase.
  • Dentes: a cranberry é bastante eficaz na prevenção contra placas bacterianas, gengivite, tártato e cáries.
  • Coração: A cranberry ajuda a reduzir o alto colesterol no sangue, causado por consumo de gordura em excesso. Desta forma, ela é excelente na prevenção de doenças cardiovasculares.
  • Estômago: por ser atuante contra a fixação de bactérias, a fruta ajuda na prevenção de doenças como úlcera e gastrite.

Cranberry desidratada emagrece?

A cranberry desidratada é composta por antioxidantes, que podem auxiliar também na perda de peso, mesmo que indiretamente. O fato é que ela atua no sistema digestivo e acelera o metabolismo, além de inibir o acúmulo de gordura no sangue – graças a uma substância chamada resveratrol.

Para quem quer emagrecer, a boa notícia é que a fruta tem o teor calórico super baixo, o que faz com que ela seja um alimento bem leve para se colocar na dieta. 100 gramas dessa fruta vermelha equivalem à somente 46 calorias.

Além disso, a cranberry desidratada também pode auxiliar quem está tentando emagrecer através da prática de exercícios físicos, uma vez que a frutose fornece energia e maior disposição para o corpo. Outra característica é que ela consegue controlar a liberação de hormônios, ajudando no alívio do estresse, da depressão e do mau humor, que são fatores que rondam uma pessoa que está em uma dieta.

Como consumir a cranberry desidratada?

A cranberry desidratada pode ser consumida durante todo o dia, em sua forma cru ou adicionada à receitas de bolos, tortas ou outros doces. O ideal é consumi-la no café da manhã, em forma de sucos ou vitaminas.

A fruta preserva melhor as suas características quando consumida cru e cai super bem em uma alimentação saudável. Por ser desidratada, ela fica menos doce e enjoativa.

Qual a quantidade diária ideal de consumo?

Ainda não há estudos sobre a quantidade máxima ideal de cranberry desidratada, em gramas, que uma pessoa pode consumir por dia. Há uma determinação apenas para quem toma o suco da fruta, que deve ser de 200 ml diariamente.

No caso de diabéticos, pelo fato de a cramberry ser uma fruta doce, a quantidade diária deve ser determinada por um médico. A recomendação para quem pretende prevenir uma infecção urinária é de 40 gramas por dia.

Contra-indicações da cranberry desidratada

  • Devido à frutose, o consumo em excesso da fruta pode causar desarranjos intestinais (diarréias);
  • O consumo por pessoas diabéticas deve ser determinado por um médico especialista, já que a fruta contém açúcar;
  • Gestantes e pessoas com problemas renais também só devem consumi-la com indicação médica;
  • Pessoas alérgicas à aspirina também podem apresentar rejeição à cranberry desidratada;
  • O consumo exagerado pode causar o desgaste do esmalte dos dentes.

Onde comprar a cranberry desidratada?

Por ser pouco cultivada no Brasil, é quase impossível encontrar a fruta fresca. Porém, é interessante procurá-la em lojas de suplementos e produtos naturais. Na internet, existem lojas especializadas em alimentos naturais que vendem a cranberry desidratada. Na hora de pesquisar, é bom lembrar que aqui no Brasil ela tem o nome de “oxicoco” e, assim, poderá terá mais resultados.